terça-feira, 17 de março de 2009

A batalha diária com o ar condicionado

E por falar em frio, todos os dias me faço a mesma pergunta: porque os homens sentem tanto calor, mesmo quando os termômetros estão chegando a um único dígito de temperatura?

Todos os dias sigo a mesma rotina: chego ao meu departamento, páro a poucos metros da entrada, respiro fundo e entro dando passos largos pra chegar o mais rápido possível na minha mesa.

O motivo? O ar condicionado fica virado para a entrada, concentrando aquele ar frio e cortante, que parece só esperar a minha chegada pra soltar um sopro gelado e mortal.

Coincidentemente, são os homens do departamento que chegam primeiro, esbaforidos com o calor lá fora. Se apossam do controle remoto e, com aquele sorrisinho de canto de boca, programam 18º graus. Não sei o que se passa na cabeça deles, mas a sensação térmica é de 5º graus. Depois de uma hora sob essa temperatura, os efeitos são desagradáveis: unhas roxas, cãimbras nos pés, pêlos do corpo arrepiados e o raciocínio completamente prejudicado, porque os neurônios estão a ponto de congelar.

Ok, concordo que o calor das ruas chega a ser insuportável, principalmente no verão. Concordo que as mulheres têm o privilégio de usar saias, camisetas e sandálias para trabalhar, enquanto os homens mantêm o kit calça, camisa de botão, meia e sapato. Mas deve ter algo mais. Alguns dizem que o metabolismo das mulheres é mais lento. Outros dizem que a sensação de calor está diretamente ligada à quantidade de massa corpórea.

Eu, particularmente, acho que eles fazem de sacanagem. É impressionante ver o quanto eles se divertem vendo o nosso sofrimento. Querem que eu saia de casa como se estivesse no inverno de NY, mas de forma contrária. Saio toda fresquinha de casa e, ao chegar aqui, saco meu cachecol, minhas luvas e meu mantô pra me proteger desse "inverno rigoroso" que é o meu local de trabalho.

Um comentário: