segunda-feira, 23 de março de 2009

Vida de artista

Vida de celebridade não é fácil... Apesar de todo o glamour que a vida de um artista traz, existe todo um esforço para conquistar o tão sonhado espaço no hall da fama. Muitos penam anos para conseguir seus 15 minutos de fama. Muitos trabalham de sol a sol pra ganhar uns trocados no final do mês. E muitos desistem de ver o seu trabalho realizado, por não terem coragem de seguir adiante, com todas as dificuldades que aparecem. Não é muito diferente de outros empregos considerados mais comuns.

Além disso, as pessoas que realmente têm talento, acabam se deparando com o lado comercial da vida artística e são obrigados a ver outras pessoas, sem talento nenhum, vendendo discos, fazendo novelas. Só porque aquela música vende mais ou porque aquele rostinho é mais bonito.

São as pessoas-produtos. Precisam estar na prateleira para serem vistas o tempo inteiro. Não podem correr o risco de cair no esquecimento.

Mas não estou aqui para levantar a bandeira dos artistas pobres e oprimidos. Até porque, venhamos e convenhamos, apesar de toda a ralação, ser artista tem lá suas muitas vantagens...

São convites para usufruir dos melhores camarotes, com toda infra-estrutura paga. São almoços e jantares bancados pelos restaurantes, em troca da mídia espontânea. São ingressos para shows, peças de teatro nos melhores lugares. Ok, têm que parar pra posar para os fotógrafos, encarar um ou outro entrevistador chato de um programa de fofocas. Mas e daí?

Os artistas que estão sempre em voga não compram roupas, não pagam hospedagem em hotéis. Malham nas melhores academias, sem ter que coçar o bolso pra isso. O salário para os artistas que têm contrato é digno de um concurso público. Isso sem considerar o que ganham com os comerciais.

Mais uma vez, tudo isso é uma troca. A imagem do artista é um canal direto para que a propaganda aconteça. E melhor, sem ter que pagar uma fortuna para a produção de um comercial e pelo espaço nos melhores veículos de comunicação. A imagem do artista, independente de ser pessoal ou profissional, vende sim e espertos são aqueles que sabem utilizar essa "ferramenta".

Ainda não entendo como alguns desses artistas reclamam do assédio da imprensa, reclamam da falta de privacidade e até se recusam a dar autógrafos, só porque estão de férias... Se não aparece, não ganha, certo?!

Um comentário:

  1. Olá ... lendo seu blog me recordei instantaneamente das cartas que trocavámos há "segundos" atrás....
    Que saudade de você.... te amo Kinha !!!
    Bjos Gisa

    ResponderExcluir